O Pré-Cálculo dos custos do frete é uma funcionalidade que permite que o valor do frete seja calculado e armazenado antes que o seu cliente precise do custo do frete efetivamente. Essa é uma funcionalidade que visa amenizar os problemas de estabilidade e desempenho presentes no servidor dos Correios, e está disponível apenas na versão paga do módulo.

O pré-cálculo pode demorar alguns dias para ser calculado por completo, dependendo da quantidade de serviços ativados em sua loja e, também, da quantidade de processos em simultâneo utilizado para o preechimento da tabela local de fretes. Apenas como exemplo, o SEDEX possui 31 faixas de peso, e o módulo calcula cerca de 10 mil faixas de CEP. Assim, para cada serviço o módulo realizará cefca de 310 mil cálculos. Realizando um cálculo por segundo, o tempo de preenchimento da tabela para esse serviço é de pouco mais de 3 dias. Se você utilizar 4 serviços, o tempo de preenchimento total da tabela será de cerca de 12 dias, nesse cenário hipotético.
Caso o seu servidor suporte, se você utilizar 4 processos em paralelo, então o tepmo de preenchimento da tabela será dividido por 4 em relação ao preenchimento com um único processo. Todavia, caso o seu servidor não possuia muitos núcleos de processamento, a utilização de uma quantidade alta de processos poderá deixar o preenchimento mais lento, e ainda tornar o carregamento de sua loja bastante lento.

Mesmo que o preenchimento da tabela possa demorar um pouco, se um de seus clientes solicitar o custo do frete para um CEP que ainda não tenha sido pré-calculado, o módulo fará a consulta normalmente ao site dos Correios, e já armazenará esse custo localmente, de modo que esse CEP não precise ser novamente consultado.
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!