Uma tarefa cron é um comando que deve ser executado pelo seu servidor periodicamente. No nosso caso, esse comando provocará o acionamento de uma rotina de comunicação entre a sua loja PrestaShop e o servidor da AGTI para verificar a autenticidade de suas licenças. Além disso, essa rotina também cuida de ações periódicas que devem ser executadas em outros módulos da AGTI, como por exemplo, a atualização automática dos mesmos.

Abaixo mencionaremos três formas para configurar a tarefa cron: através do CPanel, utilizando um gerenciador externo de tarefas cron e via linha de comando.

Utilizando CPanel
Primeiramente utilize a busca do seu painel filtrando pela palavra "cron" e acesse o gerenciador de tarefas CRON do CPanel. O nome e o ícone utilizados pelo gerenciador pode variar de uma hospedagem para outra.


A seguir, para configurar o acionamento da tarefa cron a cada 15 minutos, utilize as opções abaixo.


Por fim, no campo comando utilize como a seguir:

wget -O /dev/null URL
No comando acima, URL se refere à URL informada no BackOffice de sua loja pelo módulo AgCliente. Por fim, salve a configuração e a tarefa cron estará configurada.

Utilizando um Gerenciador de Tarefas CRON Externo
Há diversos serviços online para o gerenciamento de tarefas cron. Um exemplo é o https://cron-job.org/en/. Após a realização do seu cadastro, acesse o menu CronJobs e a seguir clique em Create cronjob.

A seguir utilize a configuração abaixo, e sua tarefa cron estará criada.


Utilizando linha de comando

Para criar a tarefa cron via linha de comando, digite o comando abaixo substituindo a palavra URL epa URL informada no BackOffice de sua loja pelo módulo AgCliente.

crontab -l | { cat; echo "*/15 0 0 0 0 wget -O /dev/null URL"; } | crontab -
Este artigo foi útil?
Cancelar
Obrigado!